Conheça a ACM

Como surgiu a ACM?

Mundo

Em meados do século XIX, a cidade de Londres, impulsionada pela Revolução Industrial, apresentava uma sociedade com realidade socioeconômica precária. Foi ao observar esse quadro que, em 06 de junho de 1844, George Williams, recém-chegado do interior da Inglaterra, arregaçou as mangas e começou a educar a juventude e a empregar construtivamente as horas de lazer dos jovens com atividades cristãs, visando melhorar as condições sociais e espirituais, e oferecendo-lhes melhor opção de vida. Nascia, então, a associação que viria ser a fonte geradora das energias físicas, morais, culturais e espirituais dos homens, e consagrada como uma das maiores e mais respeitadas instituições do mundo cristão.

Em 172 anos de existência, o Movimento Acemista chegou a 119 países, em 11.200 sedes, alcançou mais de 58 milhões de pessoas e conquistou 725 mil voluntários, sendo considerado um dos maiores e mais antigos movimentos de jovens do mundo.

Hoje, está composta pelas seguintes áreas: Aliança Africana, Asiática e do Pacífico; Aliança Latino-América e Caribenha; Comitê do Oriente Médio; ACMs Europeias; ACMs dos Estados Unidos e do Canadá e, como órgão maior, a Aliança Mundial das ACMs, com sede em Genebra, cujo objetivo é coordenar, representar e apoiar o Movimento em qualquer parte do mundo.

Durante todo esse período, a Associação Cristã de Moços contabilizou importantes conquistas e ações de destaque em prol da humanidade, como dois prêmios Nobel da Paz e um assento no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU); a Cruz Vermelha Internacional, que nasceu dentro da ACM; introduziu a Ginástica Calistênica; foi a primeira entidade no mundo a reconhecer que o lazer é uma necessidade fundamental do ser humano; mostrou-se pioneira ao criar os esportes olímpicos Basquete e Vôlei, e também o Futsal; e se tornou um celeiro de ilustres personagens e líderes em diversas áreas.

Brasil

Por volta de 1890, já atuava no Brasil a Igreja Presbiteriana, orientadora do Instituto Mackenzie, cujo missionário George Chamberlain formalizou pedido ao Secretário-Geral da YMCA de Nova York para instalar a ACM no rol dos jovens brasileiros. Em visita à YMCA de Minneapolis, nos Estados Unidos, encontrou o jovem Myron August Clark, líder nova-iorquino da YMCA Kansas City, que aceitou o desafio e veio ao Brasil no ano seguinte lançar a semente da Associação Cristã de Moços.

Seu primeiro destino: a cidade do Rio de Janeiro, conseguindo fundar apenas em 04 de julho de 1893 a primeira ACM brasileira. Oito anos depois, Rio Grande do Sul – Porto Alegre, e, em 1902, São Paulo – Capital, com a ACM / YMCA São Paulo.

Outros estados e cidades, como Minas Gerais, Brasília, Itapeva e Sorocaba também receberam o Movimento, ao longo de mais de 120 anos da ACM / YMCA no Brasil.

Desde 1903, as Associações Cristãs de Moços do Brasil estão organizadas por intermédio de uma Federação, cuja função é fortalecer as ACMs / YMCAs no País. Atualmente, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sorocaba representam o Movimento Acemista nacional.

São Paulo

Em 23 de dezembro de 1902, sob o comando de Myron August Clark e do apoio e empenho de líderes cristãos, sobretudo da Primeira Igreja Presbiteriana Independente, e de pessoas iluminadas e aquecidas pela chama do espírito humanitário, a ACM / YMCA São Paulo estabeleceu suas bases no Estado, cujo primeiro presidente foi o sr. Carlos Gomes de Sousa Shalders.

Conforme a Instituição ganhava estrutura, as comissões de culto e ensino bíblico empenhavam-se ao máximo em organizar e executar um programa de atividades regulares, para sustentá-la e impulsioná-la cada vez mais.

Em meados dos anos 1930, com a expansão do número de associados e beneficiários, a ACM / YMCA São Paulo investiu em sua primeira sede, situada à rua Santo Antônio, a qual possibilitou organizar melhor e diversificar mais as atividades esportivas e os programas educacionais e socioculturais.

Todos puseram mãos à obra para tornar realidade o Movimento Acemista paulista. Tanto fizeram que, após diversas Campanhas Financeiras, a ACM / YMCA São Paulo inaugurou, em 1956, sua mais nova – e atual – sede, na rua Nestor Pestana: um edifício de linhas modernas e de estrutura arrojada para a época, com seus três ginásios poliesportivos.

Em mais de um século de atuação, a ACM / YMCA São Paulo vem desenvolvendo programas e ações que ratificam sua característica marcante: ser uma parceira das autoridades públicas na tarefa de lidar com problemas sociais presentes em diversas comunidades. Essa atuação posicionou a Instituição entre as dez maiores filantrópicas, no Brasil, em volume de atendimento e projetos socioculturais.

Em 2015, o Movimento Acemista paulista completou 113 anos, consolidando sua história no fortalecimento de pessoas, famílias e comunidades.

Linha cronológica História ACM

  • 06 de Junho de 1844

    fundador-da-acm-george-williamsFundação da YMCA / ACM por George Williams (1821/1905), na Inglaterra.

  • 1855 Criação da Aliança Mundial das ACMs

    linha-do-tempo-aliancaCriação da ACM Paris e ACM Genebra.

  • 22 de Agosto de 1855

    linha-do-tempo-base-de-parisEncontro Internacional da Base de Paris.

  • 1864

    linha-do-tempo-henri-dunantCriação da Cruz Vermelha, por Henri Dunant, um dos fundadores da ACM / YMCA.

  • 1891

    linha-do-tempo-JAMES-NAISMITH-Criador-do-BasqueteCriação do Basquete pelo professor James Naismith da ACM Springfield

  • 4 de Julho de 1893

    linha-do-tempo-logo-acmCriação da primeira sede da ACM no Brasil, no Rio de Janeiro.

  • 9 de Fevereiro de 1895

    linha-do-tempo-William_G_Morgan-criador-do-voleibolCriação do Vôlei na YMCA Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos, pelo professor William George Morgan.

  • 1901

    linha-do-tempo-henri-dunantHenri Dunant recebeu o primeiro Nobel da Paz.

  • 12 de Maio de 1918

    linha-do-tempo-logo-acmO Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez no Brasil, na ACM de Porto Alegre.

  • 23 de Dezembro de 1902

    linha-do-tempo-Myron-ClarkFundada a ACM / YMCA São Paulo, por Myron August Clark.

  • 1920

    linha-do-tempo-logo-Ys-mens-ClubFundado o clube de serviços Y’s Men International, nos Estados Unidos.

  • 1930

    linha-do-tempo-Juan-Carlos-Ceriani-criador-do-FutsalCriação do Futebol de Salão pelo professor Juan Carlos Ceriani, da ACM de Montevidéu.

  • 19 de Agosto de 1937

    linha-do-tempo-Rua-Santo-Antonio-ACMInauguração da primeira sede da ACM / YMCA São Paulo, na Rua Santo Antônio.

  • 2 de março de 1956

    linha-do-tempo-predio-Rua-Nestor-Pestana-147Fundada a primeira sede própria da ACM / YMCA São Paulo, na Rua Nestor Pestana.

  • 06 de junho - Dia do Acemista

    linha-do-tempo-logo-acmA data passou a ser comemorada, oficial e anualmente, na cidade de São Paulo, em 10 de julho de 1997, e, no Estado, em 24 de outubro de 2005.